terça-feira, 7 de outubro de 2014
11. TEORIA DA MÃO INVISÍVEL
A grande contribuição de Adam Smith para o Pensamento Econômico é exatamente a chamada "Teoria da Mão Invisível".
Para este autor todos aplicam o seu capital para que ele renda o mais possível. A pessoa ao fazer isto não tem em conta o interesse geral da comunidade, mas sim o seu próprio interesse – neste sentido é egoísta. O que Adam Smith defende é que ao promover o interesse pessoal, a indivíduo acaba por ajudar na prospecção do Interesse Geral e coletivo. Dizia ele, que não pelo benevolência do padeiro ou do açougueiro que nós temos o nosso jantar, mas é pelo egoísmo deles, pois os homens agindo segundo seu próprio interesse é que todos se ajudam mutuamente
Neste caminho ele é conduzido e guiado por uma espécie de Mão Invisível.
Adam Smith acredita então que ao conduzir e perseguir os seus interesses, o homem acabo por beneficiar a sociedade como um todo de uma maneira mais eficaz.
Graças à mão invisível não há necessidade de fixar o preço. Por exemplo, a Inflação é corrigida por um reequilibro entre Oferta e Procura, reequilibro esse que seria atingido e conduzido pela Mão Invisível, é pois o início da Glorificação do Mercado que Adam Smith preconiza.
Fonte: http://www.economiabr.net/economia/1_hpe4.html
Publicado por: Leonardo Fagundez
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E o contrário dessa teoria, que é a base da atual economia mundial, é a teoria de Jonh Nash ( Uma mente brilhante ), que desenvolveu matemáticamente a ( Teoria dos Jogos ), onde o benefício é atingido quando TODOS GANHAM !!!
ResponderExcluir