O Japão é considerado como o país com maior expectativa de vida do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A assistência de saúde é um dos mais avançados do mundo e com elevada expectativa de vida chegando á 80 anos para homens e 86 anos para mulheres. Segundo Kenji Shibuya, professor do departamento de política global de saúde da Universidade de Tóquio, a longevidade do japonês se deve ao fato de ter acesso á saúde pública, portanto, dieta equilibrada e hábitos de higiene no dia-a-dia e principalmente pela queda da taxa de mortalidade infantil. Consequentemente a taxa de mortalidade adulta também caiu significamente.
"Isso foi um dos principais impulsionadores do aumento sustentado da longevidade japonesa depois de meados dos anos 1960. E isso foi um dos principais impulsionadores do aumento sustentado da longevidade japonesa depois de meados dos anos 1960". Disse o estudioso¹.
Uma emenda sobre Lei de Seguro de Saúde, garante a todos os cidadãos japoneses, o direito de cobertura de plano de saúde. O principal deles é o seguro de saúde para empregados que cobre praticamente todo os trabalhadores do setor privado. E os demais planos cobrem os autônomos, desempregados e aposentados.
Quem é assegurado pelo plano, não paga médicos, clínica, hospital, ou quaisquer outros mecanismos de saúde².
O Japão, neste ano, permitirá o uso experimental de um medicamento no combate ao ebola. O medicamento é o antigripal Avigan, que foi elaborado pelos laboratórios pelo grupo japonês Fujifilm. Contudo, seu efeito ainda não foi provado e nem seu uso foi autorizado pela OMS.
Segundo o Ministério da Saúde da França, uma enfermeira francesa curou-se da doença, após ser tratada com Avigan. Várias outras empresas farmacêuticas espalhadas pelo mundo, como Estados Unidos, Canadá e outros, desenvolveram vacinas que ainda estão em fase de teste³.
Com todas as qualidades de vida no Japão, o governo continua estudando medidas para melhorar ainda mais a saúde pública dos cidadãos japoneses.
¹ TOBACE, Ewerthon. Pesquisa revela segredo de longevidade no Japão. BBC, Brasil, 18 junho 2012. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2012/06/120618_japao_longevidade_bg.shtml>. Acesso em 07 novembro 2014.
² Embaixada do Japão, 2012. Disponível em: < http://www.br.emb-japan.go.jp/cultura/sistemadesaude.html> Acesso em: 07 novembro 2014.
³ Copyright Efe. Japão permitirá uso de medicamentos experimentais contra ebola. R7 Notícias, Brasil, 9 outubro 2014. Disponível em: <http://noticias.r7.com/saude/japao-permitira-uso-de-medicamentos-experimentais-contra-ebola-09102014>. Acesso em: 07 novembro 2014.
Escrito por: Ândria Marcela Padilha