Vida Universitária

SAECO 2014:

Nesta semana ocorre a SAECO(Semana Acadêmica de Economia), um evento organizado pelos estudantes que esperam que a sua formação acadêmica vá além do que a sala de aula pode nos proporcionar. E este semestre com muito suor e dedicação dos membros da atual gestão do CALE está pronta para iniciar a IX Semana Acadêmica de Economia - SAECO. Ela começa dia 19 e vai até o dia 21 de novembro. Confira a programação do evento:
Mesas temáticas:
Mesa 1 – Quarta-feira, 19 de novembro, 08:30
TEMA: O Real diante da Hegemonia do Dólar
Alejandro Enrique Olmos – Argentina
Jaime Cesar Coelho – UFSC
Mesa 2 – Quarta-feira, 19 de novembro, 18:30
TEMA: Plano Real e o pacto de classes
Glaucia Angelica Campregher – UFRGS
Nildo Domingos Ouriques – UFSC
Nilson Araújo de Souza – UNILA
Mesa 3 – Quinta-feira, 20 de novembro, 08:30
TEMA: Plano Real e as consequências para o desenvolvimento
Fernando Augusto Mansor de Mattos – UFF
Lauro Francisco Mattei – UFSC
Mauricio Simiano Nunes – UFSC
Mesa 4 – Quinta-feira, 20 de novembro, 18:30
TEMA: Plano Real: O Responsável pela Estabilização?
André Martins Biancarelli – Unicamp
José Antônio Martins – UFSC
Mesa 5 – Sexta-feira, 21 de novembro, 08:30
TEMA: Plano Real e a questão da dívida pública
Rodrigo Vieira de Avila – Auditória Cidadã da Dívida
Palestrante a confirmar
Mesa 6 – Sexta-feira, 21 de novembro, 18:30
TEMA: Formação e profissão do economista
Rubens Rogerio Sawaya – PUC-SP
Paulo Nakatani – UFES
Paulo Roberto de Jesus – Corecon
A programação do período da tarde será:
Quarta-Feira 19/11
1) Minicurso Teoria Marxista da Dependência (Parte I)
Apresentação: Daniel da Cunda Corrêa da Silva e Vitor Hugo Tonin
Horário: 14:00
Duração: 4h
Local: Mini Auditório de Economia e Relações Internacionais
Obs: Esse minicurso será dividido em três partes.
2) Minicurso de Excel (Parte I)
Apresentação: Gabriel ursinI
Horário: 14h
Duração: 4h
Local: LabMec
Obs: Esse minicurso será dividido em duas partes.
3) Grupo de Discussão sobre opressões
Horário: 15:00
Local: Mini Auditório da Administração
Quinta-Feira 20/11
1) Minicurso Teoria Marxista da Dependência (Parte II)
Apresentação: Daniel da Cunda Corrêa da Silva e Vitor Hugo Tonin
Horário: 14:00
Duração: 4h
Local: Mini Auditório de Economia e Relações Internacionais
Obs: Esse minicurso será dividido em três partes.
2) Minicurso de Economatica
Apresentação: Wlademir Ribeiro Prates
Horário: 14:00
Duração: 3h
Local: LabMec
3) Apresentação de Trabalhos
Horário: 14:00
Local: Auditório do CSE
Sexta-Feira 21/11
1) Minicurso Teoria Marxista da Dependência (Parte III)
Apresentação: Daniel da Cunda Corrêa da Silva e Vitor Hugo Tonin
Horário: 14:00
Duração: 4h
Local: Mini Auditório de Economia e Relações Internacionais
Obs: Esse minicurso será dividido em três partes.
2) Minicurso de Excel (Parte II)
Apresentação: Gabriel Ursini
Horário: 14h
Duração: 4h
Local: LabMec
Obs: Esse minicurso será dividido em duas partes.
3) Grupo de Discussão sobre Formação e Profissão do Economista
Horário: 15:00
Local: Mini Auditório da Administração
Mais informações http://caleufsc.wordpress.com/

Postado por: Leonardo Fagundez

Palestra com Álvaro Luz - 24/10/2014




Álvaro luz é um economista formado no curso de ciências econômicas da UFSC, ja foi professor em 3 faculdades diferentes (UFSC foi uma delas), ja trabalhou na área pública e atualmente tem seu próprio negócio. Ele arranjou um tempo precioso em sua agenda cheia para dar uma palestra para os estudantes de economia da UFSC, no auditório do CSE. Álvaro nos contou um pouco de sua vida, de como a economia mudou ela, do que podemos esperar do curso, do que podemos esperar depois de formados como economistas, fazendo uma pequena introdução sobre algumas áreas (mercado financeiro por exemplo). A palestra em si atingiu o objetivo e foi mais além do que uma simples introdução ao curso e futuro pós graduação. O Álvaro nos ensinou que a lei de  Demanda x Oferta é a segunda maior lei do mundo, perdendo apenas pra lei da ação e reação (hahahaha). Nos mostrou também como a economia é uma área complicada e muito interessante ao mesmo tempo, pois quanto mais passa o tempo, mais as coisas estão em constante mudança e que um economista jamais deve se acomodar em ser bom em uma área e deve sempre procurar se especializar o máximo possível, pois como economistas podemos planejar alguma coisa pra daqui a um tempo, e quando esse tempo passa, pode acontecer tudo diferente ou podemos acertar na mosca.Na minha opinião, o maior conselho que ele deu na palestra foi justamente o de que devemos sempre buscar algo novo e que não seja de nosso domínio, de uma forma que superemos a dificuldade e nos especializemos nessa área, e assim sucessivamente, ou seja , não devemos ter medo de mudar nosso foco de trabalho com o decorrer do tempo e sempre devemos ir atrás de coisas novas para aprender cada vez mais, pois "podem nos tirar tudo, menos o conhecimento", como ele muito bem falou.  Por fim. essa palestra pra mim foi muito positiva e muito motivadora, pois me fez refletir muito sobre o curso e começar a pensar desde já no que pretendo trabalhar no futuro e claro, me fez ficar um pouco mais interessado no curso de economia e as suas diversas áreas. 

O Álvaro assim como nós, possui um blog, que eu recomendo e acho muito bom!!! Segue a baixo o link, nao deixem de conferir!!

http://ailhadeumeconomista.blogspot.com.br/


Postado por: Leonardo Fagundez 


13ª SEPEX - 29 DE OUTUBRO ATÉ 1 DE NOVEMBRO:

A SEPEX é Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFSC e tem como objetivo apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas pelos professores, funcionários e alunos da UFSC para a comunidade interna e externa.


Neste ano, haverá uma estande exclusivo para o curso de Ciências Econômicas. Neste estande serão apresentados os blogs de Economia dos alunos da primeira fase.

O calendário da “13ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão” (Sepex) foi alterado. As atividades serão realizadas ao longo de duas semanas: de 22 a 25 de outubro ocorrerão os minicursos, conforme a programação já divulgada; de 29 de outubro a 1º de novembro ocorrem as exposições de trabalhos nos estandes, além das atividades paralelas, como as artístico-culturais, competições e oficinas.
As alterações são necessárias porque, em decorrência da previsão de fortes chuvas para os próximos dias 18, 19 e 20 de outubro, a empresa contratada para a montagem dos pavilhões declinou o serviço.
A solenidade oficial de abertura foi transferida para 29 de outubro, às 13h30min, no palco principal da Sepex.
O Seminário de Iniciação Científica (SIC) não sofrerá alterações no calendário, e será realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro, no Centro de Cultura e Eventos.


O que faz um economista?




Curso

Além de matemática financeira, estatística e econometria, o currículo traz disciplinas que ensinam a entender as correntes do pensamento econômico e a evolução econômica e social brasileira e internacional. As matérias optativas aplicam o conhecimento teórico e metodológico das ciências econômicas a questões como as de meio ambiente. O currículo de algumas instituições exige estágio. Atenção: há escolas que oferecem o curso com enfoque específico, como desenvolvimento regional (Unidavi-SC, UEM-PR e Unila-PR) e comércio internacional (PUC-SP); outras voltam-se para controladoria e finanças, como USP, em Ribeirão Preto, UFMG e UFC.


Duração média: quatro anos.


Outros nomes: Ciên. econ. e Desenv. reg.; Ciência e economia (ciên. econ. com ênf. em control.); Ciências e Humanidades (ciên. econ.); Control. e fin.; econ.; econ. empr. e Control.; fin.

O que você pode fazer

Auditoria:

Certificar contas, verificar a execução de contratos, acordos, convênios, tanto em instituições públicas como privadas.


Comércio internacional:

Planejar e promover negócios entre empresas de diferentes países, estudando mercados e cuidando das operações de importação e exportação.


Economia agroindustrial:

Estudar e planejar transações no setor de agropecuária, analisando a demanda de produtos e a melhor forma de colocá-lo s no mercado nacional e internacional.


Economia ambiental:

Analisar projetos ambientais em indústrias, ONGs e órgãos públicos. Fazer análises de impacto ambiental.


Mediação e arbitragem:

Ajudar a resolver litígios comerciais entre empresas, recorrendo ou não à Justiça.


Mercado financeiro:

Analisar o mercado para decidir quais investimentos realizar. Trabalhar como operador de bolsa de valores.


Perícia:

Consultoria e apuração em operações financeiras.


Pesquisa:

Levantar a variação de preços, de custos e outras informações para indicadores econômicos, como índices de inflação, de desemprego e o custo de vida.


Planejamento estratégico:

Avaliar as oportunidades e os riscos de mercado para redirecionar os negócios de uma empresa ou orientar aquisições e fusões.


Políticas públicas:

Definir a política econômica de municípios, de estados ou do país. Elaborar orçamentos que possibilitem as ações planejadas pelos governos.

Mercado de Trabalho

O crescimento da economia brasileira nos últimos anos aquece o mercado para este profissional.“Não via uma situação tão boa quanto a atual há dez anos”, diz Luciana Yeung, coordenadora do curso de Ciências Econômicas do Insper, em São Paulo. As melhores oportunidades para o economista estão nas áreas financeira, macroeconômica e de estratégia e organização industrial. Mas profissionais que atuam na análise do mercado internacional e no agronegócio continuam com boa empregabilidade. O setor público também demanda economistas, em órgãos como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco Central. São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte têm o maior número de vagas, mas a demanda tem aumentado nas demais capitais. 

Salário inicial: R$ 3.000,00 a R$ 4.000,00 (fonte: profa. Luciana Yeung, do Insper).





















Postado por Leonardo Fagundez



PALESTRA SOBRE ECONOMIA DIA 24/10/2014



Nesta sexta-feira, 24-10-2014, de 16:00 ás 18:00 horas, no Auditório do Centro Sócio-Econômico, haverá palestra sobre as várias atividades profissionais do Economista, a ser proferida pelo Economista Álvaro Luz.
   O Economista Álvaro Luz é ex-aluno  e também contribuiu, por um período, como professor para  nosso curso. Tem ampla atuação no mercado financeiro e atualmente é gerente financeiro da Quanta Previdência Unicred.
   A palestra faz parte da apresentação do curso de Ciências Econômicas no mini-curso "Apresentação dos cursos de graduação do Centro Sócio-Econômico e suas atividades profissionais" da SEPEX 2014.
   A palestra é aberta para todos os interessados e dará certificado de duas horas.
Postado por Leonardo Fagundez


---------------------------------------------------------------------------------
Projeto de filmes de economia:

Na sexta feira, 5 e sábado, 6 aconteceu a atividade de extensão sobre Filmes de Economia organizada pelo Professor Wagner Leal Arienti.
‘’O projeto de extensão Filmes de Economia visa estimular o estudante, principalmente do curso de Ciências Econômicas, mas estudantes de outros cursos também são bem vindos, a fazer a relação entre temas do cotidiano, principalmente aqueles representados em filmes e documentários, e os temas apresentados e discutidos nas disciplinas do curso de Ciências Econômicas. O objetivo é recomendar alguns filmes e, principalmente, organizar discussões para que haja a percepção de que o aprendizado do curso de Economia pode contribuir para entender melhor várias das questões que a sociedade demanda explicações. De um lado, a proposta visa ampliar as fontes de informação sobre temas econômicos, com a recomendação de filmes. De outro lado, a proposta também visa ampliar a discussão e revelar que o conhecimento de Economia, normalmente apresentado nas disciplinas, pode ajudar a entender melhor temas expostos nos filmes. ’’ (http://filmesdeeconomia.ufsc.br/)
Nesta sexta feira foi exibida a sessão Filmes de Economia de Primeira, episódio Marx, da série Master of Money produzido pela BBC. A atividade ocorreu das 16h00min às 18h00min no Mini auditório do Departamento de Economia e Relações Internacionais. As legendas foram elaboradas pelos alunos do projeto de extensão ‘’Legendas para filmes de Economia e Relações Internacionais” Houve um breve debate após o filme e para todos os participantes houve emissão de certificado.
No sábado foi exibida a sessão Filmes de Economia, documentário ‘’Desigualdade para Todos’’. O documentário é baseado em depoimento do sociólogo Robert Reich, ex-secretário do trabalho do governo Clinton dos EUA, e expõe a crescente desigualdade de riqueza e renda nos EUA e seus problemas para a economia, sociedade e vida das pessoas A atividade ocorreu de 09h00min as 12h00min no Auditório do CSE. Logo após a exibição do documentário o palestrante Professor Jaime C. Coelho falou sobre o assunto e deixou aberto para perguntas e debates.


Postado por Priscila Alvez




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Currículo  de Economia na UFSC (Universidade Federal de SC):




Postado por Leonardo Fagundez

-----------------------------------------------------------
EVENTO: A voz das ruas e a mobilidade urbana - Movimento Passe Livre

No próximo dia 17, quarta feira, o Movimento Passe Livre Floripa realizará um debate com Lúcio Gregori, um dos idealizadores da Tarifa Zero.
Quando era secretário municipal de transporte de São Paulo na gestão de Luiza Erundina (1989-1992), Lucio aplicou o projeto piloto de tarifa zero em parte da cidade.
Quando? 17 de setembro (quarta-feira), 19h 30min,.
Onde? Auditório do CSE-UFSC.
CLIQUE AQUI PARA CONFIRMAR PRESENÇA NO EVENTO





Estudantes se rebelam contra o ensino de economia atual:

O grupo é formado por 65 associações de 21 diferentes países - entre eles Estados Unidos, Rússia, Índia e Reino Unido. O Nova Ágora assina pelo Brasil.
Os estudantes afirmam que o currículo da disciplina sofreu um "estreitamento dramático" nas últimas duas décadas e que isso prejudica a habilidade dos formados de encontrar soluções para os desafios do século XXI - como a "estabilidade financeira, a segurança alimentar e o aquecimento global".
Esta não é a primeira iniciativa do tipo: a crise de 2008 causou um surto de reflexão em todas as facetas do mundo econômico, incluindo a educação.

Já no ano seguinte, o Instituto para o Novo Pensamento Econômico (INET) foi fundado com o apoio de figuras como George Soros e Paul Volcker. Entre seus objetivos está estimular a renovação da pesquisa e do currículo de economia.

Em 2011, estudantes de Harvard explicaram em outra carta aberta sua decisão de deixar o curso introdutório do professor Greg Mankiw.

No ano seguinte, estudantes da Universidade de Manchester começaram a Post-Crash Economics Society com o lema "o mundo mudou; a apostila, não". Outro grupo, o CORE-ECON, defende um ensino "como se as últimas três décadas tivessem acontecido".

Nenhum comentário:

Postar um comentário